-

@ LuisSP
2025-03-26 14:32:04
Enclaves de som localizado, carregado por feixes de ultra som inaudiveis que se combinam pra criar som audivel localizado. Deve ser uma prova de conceito ainda bem longe das aplicações futuras citadas. Só quero **brincar de ficção científica**:
Politico discursa. No trecho principal do discurso, meio de longe, mão no microfone, pra não lerem lábios. Câmeras reconhecem faces da audiência, cruzam com redes sociais e BDs vazados, e separam as pessoas por provavel opinião A ou não-A.
A audiencia é dividida em regiões. Se numa região predominam eleitores A, eles ouvem algo vago que pode ser interpretado como a opinião A. Nas regiões contrárias, ouvem algo que sugere não-A. A maioria sai do comicio feliz e votam no candidato. A imprensa recebe Press Release neutro. Dá pra escrever uma nova distopia?
https://theconversation.com/cientistas-criam-som-que-pode-fazer-curvas-no-espaco-e-chegar-apenas-no-seu-ouvido-em-meio-a-uma-multidao-252599
PS: me pergunto: montes de feixes de ultra-som, qta energia tem, o quanto penetram em tecidos, quais danos possíveis, etc. TMWD postou sobre danos ignorados de ultrasom desnecessario na gravidez...