-

@ LuisSP
2025-05-17 00:37:47
Mudança da cracolândia é especulação imobiliaria? Origens de politico conhecido do interior paulista, anos 60-70:
Nas 1as reuniões como pré-candidato a deputado, tinha a sola do sapato grudada com fita crepe, era falido nesse nível. Caciques assumiram o BO do guarda-roupa dele.
Depois, quando candidato a prefeito, vários atores começaram a comprar imóveis no centro. Eleito, por 2 anos, o centro se degradou. Mais nóias, putas, mendigos, pixação, violência, até vindo de fora. Famílias e comércios sairam. Curiosamente, compradores sempre disponíveis, pagando barato.
Nos ultimos 2 anos antes da reeleição anunciou revitalização do centro. Novas calçadas, luminárias, asfalto, bases da polícia. Bêbados, putas e similares sumiram em massa. Foram assombrar um bairro proletário não muito longe, em torno de uma depressão natural inundável e cheia de mato, onde a polícia passou a não os incomodar.
Reeleição fácil, com o centro limpinho. Imóveis do centro eram revendidos com grande lucro. Quem queria puta, precisava sair do centro até o bairro-alvo. Curiosamente, enquanto famílias fugiam novamente, apareceram compradores para os seus imóveis.
Continuou por mais 2 anos, muitos imóveis trocaram de mãos. Agora o prefeito anunciou revitalização do bairrinho. Canalizou corrégo, estabilizou um lago, construiu um parque lindo com atrações, policiamento, calçadas bonitas. Alargou avenidas, desapropriou, construiu pontes e acessos.
Curiosamente, de repente, vagabundos voltaram para o centro. Afinal, precisam estar em algum lugar, certo? Quem havia se mudado para o 'novo centro', viu tudo voltar ao normal. Enquanto o bairro virou 'bairro do lago' e se tornou o novo 'point' de classe media alta. Imóveis e novos empreendimentos revendidos novamente, preço lá em cima.
O prefeito elegeu o sucessor e alçou voos mais altos. E agora podia comprar sapatos novos.
Os notáveis que me contaram garantem que havia imobiliarias, construtoras, policiais, traficantes e cafetoes, além de jornalistas promovendo as narrativas necessárias, todos abraçados com o partido no mesmo esquema.
Até dá saudade, isso era a corrupção e eng. social escondidas naquela época. elegiam prefeito só pra isso.