-
@ threedolar
2025-05-23 22:59:35Como a grande maioria dos brasileiros. Eu não comecei um negócio porque “queria empreender”. Diferente disso, eu PRECISAVA para poder pagar contas e manter o básico.
Festas, openbar e camisas
Meu primeiro negócio foi na verdade um combo. Eu tinha saído do último trampo e eu gostava de festas. Então, comecei a organizar uma festa mensalmente na casa do meu pai. Eu pagava a água, energia e dava uma grana para ele. Em troca, organizava festa de sábado para domingo open bar.
A fórmula era simples. Criava o evento da festa no facebook, convidava todo mundo que conhecia. Panfletava na cidade e espalhava cartazes nos pontos de ônibus sobre a festa. E, para fechar com chave de ouro. Mulher era OFF até 20:00. Consequência? Os caras vinham e pagavam o ingresso deles e delas. Kkkkk. E, enchia…
Comecei a notar que a galera se vestia mal. E, pensei: "Porque não vestir eles?” Pimba! Comecei a desenha e confeccionar camisas para vender nas festas. E, pimba denovo! Vendeu, tudo! Fiz 2 coleções e mais algumas festas. Até o dia que um menino deu PT de tanto beber e decidi que era hora de tentar outra coisa.
Como assim a Apple não vai vender mais os carregadores?
Isso, foi durante a pandemia. A Apple decidiu vender o telefone e o cabo. E, você que lute com a fonte. Estava difícil achar dinheiro no mercado naqueles tempos e eu pensei. Vou pesquisar no google trends e validar a ideia. Caixa! Tinha mais de 80 pts de busca. Colei em SP, no Brás e comprei literalmente. Todo meu dinheiro de cabo de iphone, carregador e bateria portátil.
Fiquei com R$100 na conta. Para fazer um lanche e pagar pelo uber para voltar para casa. Chegando aqui, eu tirei foto e fiz várias copys. Anunciei no Olx, Mercado Livre e Facebook. Impulsionei os anúncios no OLX, vendi para familiares e amigos, e; vendia até para quem estava na rua. Fiz entrega de bike, a pé, de ônibus e é isso mesmo. Tem que ralar. Para queimar o resto da mercadoria. Deixei com uma loja de eletrônicos e fiz consignado. E, hora da próxima ideia.
Mulheres, doces e TPM
Meu penúltimo negócio veio depois dos cabos. Eu pesquisei na net, negócios online para começar com pouca grana. (Depois que paguei as contas do dia a dia, sobraram R$3mil). E, achei uma pesquisa mostrando que doces. Tinha baixa barreira de entrada e exigia poucos equipamentos. Eu trabalhei em restaurante por muitos anos e sabia como lucrar com aquilo. Além do mais, mulheres consomem mais doce em uma certa época do mês.
Não deu outra, convidei 2 pessoas para serem sócias. Desenvolvemos os produtos, fotografamos e fizemos as copys. Em sequência, precisávamos vender. Então, lá vamos denovo: Ifood, WPP, 99food (na época), Uber eats (na época), Elo7, famílias e amigos e; por fim começamos a vender consignado com alguns restaurantes e lojas. Foi uma época em que aprendi a prospectar clientes de todas as maneiras possíveis.
De novo, minha maior dificuldade era a locomoção para fazer entregas. Só tinha uma bike. Mas, entregávamos. Os primeiros 3 meses foram difíceis demais. Mas, rolou. No fim, nossas maiores vendas vinham de: Ifood, encomendas de festas e consignados. Mas, como nem tudo são flores. Meus dois sócios tomaram outros caminhos e abandonaram o projeto. Galera, está tudo bem com isso. Isso acontece o tempo todo. A vida muda e temos que aprender a aceitar isso. Vida que segue e fui para frente de novo.
Sobre paixões, paciência e acreditar
Estava eu comemorando meu níver de 30 anos, num misto de realizações e pouco realizado. Como assim? Sabe quando você faz um monte de coisas, mas ainda assim. Não sente que é aquilo? Pois então…
Eu amo investimentos, livros, escrever e sempre curti trocar ideia com amigos e família sobre como se desenvolver. Desde que comecei a usar a internet eu criei: Canal no youtube, páginas no IG e FB, pinterest, steemit, blog e até canal no Telegram. Mas, nunca tinha consistente sabe? Tipo assim, vou fazer isso por um ano e plantar 100 sementes aqui. Enfim, inconsistência te derruba meu amigo…Eu voltei a trabalhar com restaurantes e estava doido para mudar de área. Estava exausto de trabalhar e meu wpp não parava de tocar. Fui estudar ADM e Desenvolvimento de sistemas no Senac. Dois anos depois, formei. Consegui trabalho.
E, comecei a pensar em como criar um negócio online, escalável e multilíngue. Passei os próximos 7 meses desenhando e pensando como. Mas, tinha que dar o primeiro passo. Criei um site e fui escrevendo textos. Os primeiros 30 foram aquilo, os próximos 10 melhoraram muito e os 10 a seguir eu fiquei bem satisfeitos. Hoje, tenho o negócio que estava na cabeça desde 2023. Mas, olha o tamanho da volta que o universo me fez dar e aprender para chegar aqui hoje. Dicas? Só 3:
- Você precisa usar a internet para fazer negócio. Em todos os negócios que falei, sempre teve algo online. Não negligencie isso.
- Tem que aprender a vender e se vender.
- Confia em si mesmo e faz sem medo de errar. Porque, advinha? Você vai errar! Mas, vai aprender e melhorar. Tem que persistir…
Por hoje é isso. Tamo junto!